terça-feira, 11 de junho de 2019

Planejamento em Ação




       Planejar faz parte da ação pedagógica, devemos ter em mente o que pretendemos, quais os objetivos queremos atingir para assim buscar atividades e recursos adequados. Numa proposta inovadora podemos contar com o auxílio dos alunos, que buscaram alternativas para responder as questões norteadoras, que podem partir do interesse e curiosidades. Nesta perspectiva é necessário repensar o currículo, de forma a desenvolvê-lo de forma integrada e assim estabelecendo maior significado.

Um olhar interdisciplinar atento recupera a magia das práticas, a essência de seus movimentos, “O conhecimento nasce dos movimentos contidos nas dúvidas, nos conflitos, nas perguntas/respostas, nas certezas/incertezas que são vivenciadas na 20 solução e ou/propostas, alternativas em superar, assumir, atuar, agir nessa ambigüidade do ser. (FAZENDA,1994)
     
    Em meu estágio curricular em docência na Educação Infantil, trabalhei com projetos de aprendizagem. Constatei que a partir de um determinado tema, de interesse dos alunos, é possível desenvolver diferentes áreas do conhecimento. Trabalhando com animais, além de questões de habitat, alimentação, características, podemos trabalhar questões lógico-matemáticas, através de contagem,  medidas, seriação, questões motoras em brincadeiras de imitações, entre outras. Cabe ao professor buscar alternativas para englobar diferentes áreas do conhecimento. E se avaliar que determinada atividade não teve o resultado esperado, poder adaptá-la de forma a atender os objetivos estabelecidos.
     Planejar exige conhecimento da turma, observação, reflexão e pesquisa, visando atender tanto o currículo como as demandas da turma, do contexto social a qual está inserida a comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário