Segundo
Kleiman,
A compreensão de um texto é um
processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio: o leitor
utiliza a leitura o que ele já sabe, o conhecimento adquirido ao longo de sua
vida. É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o
conhecimento linguístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor
consegue construir o sentido do texto. E porque o leitor justamente utiliza
diversos níveis de conhecimentos que interagem entre si, a leitura é
considerada um processo interativo. Pode-se dizer com segurança que sem
engajamento do conhecimento prévio do leitor não haverá compreensão (1989, p.
13).
As leituras realizadas nas
interdisciplina do PEAD, o uso do conhecimento prévio (minha prática docente)
contribuíram para a construção deste blog. Posso afirmar, que esta escrita ao
longo dos semestres contribuíram para uma evolução linguística, comparando os
textos desde o primeiro eixo é possível ver o crescimento do nível de exigência
da escrita, ou seja, passei a cobrar uma escrita mais reflexiva e
contextualizada, proporcionando aos leitores uma melhor compreensão, através
dos relatos de experiências.
Percebo que estou mais exigente com a escrita,
muitas vezes lendo e relendo minhas produções. Observando se há interação entre
referencial teórico e o desenvolvimento da prática. Através das leituras, o
professor é capaz de refletir sobre novas propostas e até repensar deu fazer
pedagógico, visando uma educação de melhor qualidade para seus alunos.
No início da construção deste espaço
apenas fazia resumos de trabalhos ou de como tinha sido as propostas de
atividades da semana, com o tempo foi mudando o tipo de postagem, buscando
trazer reflexões sobre as leituras realizadas.
A leitura é uma grande aliada no
processo de escrita, tanto para conceitos apresentados quanto no aprendizado de
sua estrutura e ampliação do vocabulário.
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