sexta-feira, 7 de junho de 2019

Análise do Blog

   Segundo Kleiman,

A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio: o leitor utiliza a leitura o que ele já sabe, o conhecimento adquirido ao longo de sua vida. É mediante a interação de diversos níveis de conhecimento, como o conhecimento linguístico, o textual, o conhecimento de mundo, que o leitor consegue construir o sentido do texto. E porque o leitor justamente utiliza diversos níveis de conhecimentos que interagem entre si, a leitura é considerada um processo interativo. Pode-se dizer com segurança que sem engajamento do conhecimento prévio do leitor não haverá compreensão (1989, p. 13).
     
      As leituras realizadas nas interdisciplina do PEAD, o uso do conhecimento prévio (minha prática docente) contribuíram para a construção deste blog. Posso afirmar, que esta escrita ao longo dos semestres contribuíram para uma evolução linguística, comparando os textos desde o primeiro eixo é possível ver o crescimento do nível de exigência da escrita, ou seja, passei a cobrar uma escrita mais reflexiva e contextualizada, proporcionando aos leitores uma melhor compreensão, através dos relatos de experiências.
    Percebo que estou mais exigente com a escrita, muitas vezes lendo e relendo minhas produções. Observando se há interação entre referencial teórico e o desenvolvimento da prática. Através das leituras, o professor é capaz de refletir sobre novas propostas e até repensar deu fazer pedagógico, visando uma educação de melhor qualidade para seus alunos.
      No início da construção deste espaço apenas fazia resumos de trabalhos ou de como tinha sido as propostas de atividades da semana, com o tempo foi mudando o tipo de postagem, buscando trazer reflexões sobre as leituras realizadas.
       A leitura é uma grande aliada no processo de escrita, tanto para conceitos apresentados quanto no aprendizado de sua estrutura e ampliação do vocabulário.








Nenhum comentário:

Postar um comentário