quarta-feira, 12 de junho de 2019

Temas Geradores na Prática Pedagógica




        Freire nos apresenta a proposta de trabalhar com temas geradores, partindo dos interesses e da realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo. Segundo o autor a escola deveria ter o objetivo de “ensinar a ler o Mundo para poder transformá-lo”. A bagagem de conhecimento e as experiências trazidas pelos alunos são grandes aliados e servem como base para a construção de novos conhecimentos.

Enquanto na concepção ‘bancária’(...) o educador vai ‘enchendo’ os educandos de falso saber, que são os conteúdos impostos; na prática problematizadora, vão os educandos desenvolvendo o seu poder de captação e de compreensão do mundo que lhes aparece, em suas relações com eles não mais como uma realidade estática, mas como uma realidade em transformação, em processo (FREIRE, 1993, p. 71).
     

          Em seus estudos nos mostra como foi significativa a aprendizagem por temas geradores em turmas de alfabetização EJA. Mas, acredito que esta forma de ensina pode ser trabalhada em outras faixas etárias e modalidades de ensino. As diretrizes curriculares propostas para a Educação Infantil estabelecem o uso dos conhecimentos dos alunos como ponto de partida para novas aprendizagens:

É, portanto, função do professor considerar, como ponto de partida para sua ação educativa, os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas. Detectar os conhecimentos prévios das crianças não é uma tarefa fácil. Implica que o professor estabeleça estratégias didáticas para fazê-lo. Quanto menores são as crianças, mais difícil é a explicitação de tais conhecimentos, uma vez que elas não se comunicam verbalmente. A observação acurada das crianças é um instrumento essencial nesse processo. Os gestos, movimentos corporais, sons produzidos, expressões faciais, as brincadeiras e toda forma de expressão, representação e comunicação devem ser consideradas como fonte de conhecimento para o professor sobre o que a criança já sabe. Com relação às crianças maiores, podem-se também criar situações intencionais nas quais elas sejam capazes de explicitar seus conhecimentos por meio das diversas linguagens a que têm acesso. (BRASIL, 1998, p. 33)

        É importante que o professor seja um observador, ter o olhar atento para conhecer seus alunos, compreender o que já sabem e assim poder planejar suas ações. Através do dialogo também é possível observá-los
      Em meu estágio curricular obrigatória na Educação Infantil pude trabalhar com projetos de aprendizagem, partindo de temas do interesse dos alunos, através de observação foi possível identificar os assuntos. Um exemplo foi quando trabalhamos os animais que voam, uma aluna visualizou um pássaro em cima da escola, trazendo em seu bico uma minhoca, surgiram várias hipóteses e questionamentos.
         É muito gratificante ver os alunos falando sobre algo que é de seu conhecimento, sentem-se seguros e ficam encantados ao realizar novas descobertas.


Um comentário:

  1. Janaína,

    Através de suas reflexões, torna-se notório seu olhar atento sobre sua prática educacional e, o quanto cada releitura realizada contribuiu para a construção de seu aprendizado.
    Forte abraço!

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