Freire nos
apresenta a proposta de trabalhar com temas geradores, partindo dos interesses
e da realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo. Segundo o
autor a escola deveria ter o objetivo de “ensinar a ler o Mundo para poder
transformá-lo”. A bagagem de conhecimento e as experiências trazidas pelos
alunos são grandes aliados e servem como base para a construção de novos
conhecimentos.
Enquanto na concepção
‘bancária’(...) o educador vai ‘enchendo’ os educandos de falso saber, que são
os conteúdos impostos; na prática problematizadora, vão os educandos
desenvolvendo o seu poder de captação e de compreensão do mundo que lhes
aparece, em suas relações com eles não mais como uma realidade estática, mas
como uma realidade em transformação, em processo (FREIRE, 1993, p. 71).
Em seus estudos nos mostra como foi
significativa a aprendizagem por temas geradores em turmas de alfabetização
EJA. Mas, acredito que esta forma de ensina pode ser trabalhada em outras
faixas etárias e modalidades de ensino. As diretrizes curriculares propostas
para a Educação Infantil estabelecem o uso dos conhecimentos dos alunos como
ponto de partida para novas aprendizagens:
É, portanto, função do
professor considerar, como ponto de partida para sua ação educativa, os
conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências
sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas. Detectar os conhecimentos
prévios das crianças não é uma tarefa fácil. Implica que o professor estabeleça
estratégias didáticas para fazê-lo. Quanto menores são as crianças, mais
difícil é a explicitação de tais conhecimentos, uma vez que elas não se
comunicam verbalmente. A observação acurada das crianças é um instrumento
essencial nesse processo. Os gestos, movimentos corporais, sons produzidos,
expressões faciais, as brincadeiras e toda forma de expressão, representação e
comunicação devem ser consideradas como fonte de conhecimento para o professor
sobre o que a criança já sabe. Com relação às crianças maiores, podem-se também
criar situações intencionais nas quais elas sejam capazes de explicitar seus
conhecimentos por meio das diversas linguagens a que têm acesso. (BRASIL, 1998,
p. 33)
É importante que o professor seja um
observador, ter o olhar atento para conhecer seus alunos, compreender o que já
sabem e assim poder planejar suas ações. Através do dialogo também é possível
observá-los
Em meu estágio curricular
obrigatória na Educação Infantil pude trabalhar com projetos de aprendizagem,
partindo de temas do interesse dos alunos, através de observação foi possível
identificar os assuntos. Um exemplo foi quando trabalhamos os animais que voam,
uma aluna visualizou um pássaro em cima da escola, trazendo em seu bico uma
minhoca, surgiram várias hipóteses e questionamentos.
É muito gratificante ver os
alunos falando sobre algo que é de seu conhecimento, sentem-se seguros e ficam
encantados ao realizar novas descobertas.
Janaína,
ResponderExcluirAtravés de suas reflexões, torna-se notório seu olhar atento sobre sua prática educacional e, o quanto cada releitura realizada contribuiu para a construção de seu aprendizado.
Forte abraço!