segunda-feira, 10 de junho de 2019

Refletindo sobre a prática no PEAD




      Segundo Freire, pensar certo o ensinar "coloca o professor ou, mas amplamente, à escola, o dever de não só respeitar os saberes com que os educandos, sobretudo das classes populares, chegam a ela” (FREIRE, 2015, p. 31). Cada aluno traz consigo uma bagagem de conhecimentos e vivências que podem ser compartilhados e contribuir para o processo ensino- aprendizagem. É necessário que se estabeleça diálogo entre alunos e professores, e não de dominação, tendo em vista que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 2015, p. 25), através do diálogo o professor transmite segurança ao aluno e possibilita deixar fluir as curiosidades do aluno.

      O professor deve "Saber que ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 2015, p. 47), por diversos momentos, em sua obra, o autor insiste que o professor necessita compreender que "ensinar não é transferir conhecimento", para que haja aprendizagem é necessário que se adquira compreensão sobre o que está sendo estudado, além de estabelecer relações significativas, faz-se necessário a construção de relações que envolvam o respeito, a autonomia e a curiosidade do educando.

       Nesta perspectiva, aluno e professores tornam-se criadores, instigadores, inquietos, curiosos, persistentes e humildes.

       O Pead trouxe esta reflexão sobre como ser professor, que tipo de aluno quer formar e como deve ser o ensino/aprendizagem. Através do curso pude repensar minha prática e procurar ser uma professora melhor, tendo um olhar diferenciado e reflexivo sobre meus alunos, suas necessidades e interesses.


http://janapead2.blogspot.com/2017/08/refletindo-sobre-pratica-no-pead.html

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