domingo, 9 de junho de 2019

Avaliação na Educação Infantil

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), a avaliação deve ser uma prática sistemática e contínua, tendo como principal objetivo a melhoria da ação educativa. Conforme a Lei nº 9.394 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o ato avaliativo na Educação Infantil, deve ocorrer sem o objetivo de promoção, mas com a finalidade de acompanhar o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.
O professor de Educação Infantil deve ser observador, para poder detectar o que os alunos são capazes de fazer, o conhecimento prévio que trazem e que estão aprendendo. Através da observação é possível detectar quais as necessidades precisam ser trabalhadas, os interesses para construir projetos.
Avaliação nesta faixa etária não é algo que seja feita em um determinado momento especifico, deve ocorrer diariamente. Para auxiliar pode-se fazer registros. Eu trabalho com Educação Infantil, mantenho um caderno de registro que irá me auxiliar no final do semestre a elaborar um parecer descritivo, contendo a trajetória do aluno.
A avaliação serve não apenas para verificar o que os alunos sabem, mas também para que o professor possa avaliar sua prática.
Para Hoffmann (2012) a avaliação na Educação Infantil é, pois, “um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem por um longo tempo e em vários espaços escolares, de caráter processual e visando, sempre, a melhoria do objeto avaliado” (HOFFMANN, 2012, p. 13). A partir da avaliação é possível repensar o planejamento e procurar novas alternativas para alcançar os objetivos propostos.


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