Neste semestre vimos que para planejar é preciso levar em conta alguns aspectos como a intencionalidade, precisamos levar em conta os objetivos que pretendemos atingir com determinadas atividades, toda ação pedagógica deve ter um por que.
Através de um currículo integrado temos a oportunidade de tornar a aprendizagem mais significativa, partindo de temas de interesse dos alunos podemos desenvolver atividades envolvendo diferentes áreas do conhecimento.
"Falar de interdisciplinariedade é ver as salas de aula, o trabalho currícular
a partir da ótica de conteúdos culturais, ou seja, tentar ver que relações e
agrupamentos de conteúdos podem ser feitos, por matérias, por blocos
de conteúdos, por áreas do conhecimento e experiências, etc (Santomé, 1998, p.61)"
Outros elementos devem ser observados no planejamento como metodologias, recursos e avaliação. Segue um exemplo de planejamento aplicado em minha turma este ano:
Foi uma experiência muito gratificante, partir do interesse dos alunos por histórias e proporcionar momentos de construção, de criatividade e imaginação. Os alunos ficaram encantados com cada personagem e suas características. Em suas brincadeiras posteriores observei o uso das aprendizagens. Seus relatos foram muito ricos e demonstraram o grande interesse e novos questionamentos surgiram, o que dará segmento ao projeto.
Dados de Identificação:
Escola: EMEI Terezinha Santos Tergolina Série: Jardim 1 Turma: J1A |
Objetivo Geral: Proporcionar momentos de prazer
através da literatura, ampliando vocabulário, organização de pensamentos e a
criatividade.
|
Objetivos:
·
Desenvolver o gosto pela leitura;
·
Refletir sobre sentimentos e valores;
·
Estimular a imaginação, o faz de conta e a criatividade;
·
Resgatar obras literárias ligadas ao universo infantil;
·
Aprimorar a coordenação motora fina;
·
Realizar contagem em brincadeiras.
|
Conteúdos:
·
Linguagem oral e escrita;
·
Imaginação;
·
Criatividade;
·
Coordenação motora fina;
·
Números.
|
Procedimentos:
·
Conversa: Quem conhece o sítio do Pica Pau Amarelo? Quem mora lá?
·
Hora do Conto: Sítio do Pica Pau Amarelo: Um lugar diferente;
·
Avental para apresentar os personagens do sítio;
·
Conversa sobre a história, que apresenta os personagens;
·
Confecção dos personagens com sucatas;
·
Exposição dos personagens;
·
Brincadeira: Corrida maluca de Sacis ( pulando com um pé só, de acordo
com a quantidade que aparecer no dado).
|
Avaliação: A avaliação será feita por observação, registro e conversas com os
alunos, que irão relatar como foi à atividade.
|
Foi uma experiência muito gratificante, partir do interesse dos alunos por histórias e proporcionar momentos de construção, de criatividade e imaginação. Os alunos ficaram encantados com cada personagem e suas características. Em suas brincadeiras posteriores observei o uso das aprendizagens. Seus relatos foram muito ricos e demonstraram o grande interesse e novos questionamentos surgiram, o que dará segmento ao projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário