sexta-feira, 22 de junho de 2018

Planejamento em Ação

      Neste semestre vimos que para planejar é preciso levar em conta alguns aspectos como a intencionalidade, precisamos levar em conta os objetivos que pretendemos atingir com determinadas atividades, toda ação pedagógica deve ter um por que. 
      Através de um currículo integrado temos a oportunidade de tornar a aprendizagem mais significativa, partindo de temas de interesse dos alunos podemos desenvolver atividades envolvendo diferentes áreas do conhecimento.

"Falar de interdisciplinariedade é ver as salas de aula, o trabalho currícular
a partir da ótica de conteúdos culturais, ou seja, tentar ver que relações e
agrupamentos de conteúdos podem ser feitos, por matérias, por blocos 
de conteúdos, por áreas do conhecimento e experiências, etc (Santomé, 1998, p.61)"

      Outros elementos devem ser observados no planejamento como metodologias, recursos e avaliação. Segue um exemplo de planejamento aplicado em minha turma este ano:






Dados de Identificação:
Escola: EMEI Terezinha Santos Tergolina
Série: Jardim 1
Turma: J1A

Objetivo Geral:   Proporcionar momentos de prazer através da literatura, ampliando vocabulário, organização de pensamentos e a criatividade.

Objetivos:
·         Desenvolver o gosto pela leitura;
·         Refletir sobre sentimentos e valores;
·         Estimular a imaginação, o faz de conta e a criatividade;
·         Resgatar obras literárias ligadas ao universo infantil;
·         Aprimorar a coordenação motora fina;
·         Realizar contagem em brincadeiras.

Conteúdos:
·         Linguagem oral e escrita;
·         Imaginação;
·         Criatividade;
·         Coordenação motora fina;
·         Números.

Procedimentos:
·         Conversa: Quem conhece o sítio do Pica Pau Amarelo? Quem mora lá?
·         Hora do Conto: Sítio do Pica Pau Amarelo: Um lugar diferente;
·         Avental para apresentar os personagens do sítio;
·         Conversa sobre a história, que apresenta os personagens;
·         Confecção dos personagens com sucatas;
·         Exposição dos personagens;
·         Brincadeira: Corrida maluca de Sacis ( pulando com um pé só, de acordo com a quantidade que aparecer no dado).

Avaliação: A avaliação será feita por observação, registro e conversas com os alunos, que irão relatar como foi à atividade.


     Foi uma experiência muito gratificante, partir do interesse dos alunos por histórias e proporcionar momentos de construção, de criatividade e imaginação. Os alunos ficaram encantados com cada personagem e suas características. Em suas brincadeiras posteriores observei o uso das aprendizagens. Seus relatos foram muito ricos e demonstraram o grande interesse e novos questionamentos surgiram, o que dará segmento ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário