domingo, 2 de julho de 2017

Avaliação na Educação Infantil

     Assistindo  um vídeo onde Jussara Hoffmann traz uma reflexão sobre a Avaliação na Educação Infantil, consegui visualizar minha prática como professora de Educação Infantil e verificar que estamos constante nos avaliando e a nossos alunos:

      Avaliação é algo que está presente no nosso cotidiano enquanto professores. Para que eu possa realizar meu planejamento preciso avaliar, diagnosticar quem são meus alunos, a faixa etária, o que sabem, quais suas potencialidades e a sua realidade. Na educação infantil estamos constantemente observando e constatando as conquistas dos alunos, costumo utilizar um caderno de registros, que ao final do semestre servirá como base para escrever o parecer descritivo de cada criança. Também avaliamos se nossas metodologias estão adequadas e se os alunos conseguiram alcançar os objetivos propostos, se não, buscar novos recursos. Um grande desafio ao avaliar a prática é encontrar maneiras de atender as necessidades individuais de cada aluno, seja aquele mais quietinho ou aquele mais agitado, aquele que faz tudo rapidamente e aqueles que necessitam de auxilio, ou de limites.
    HOFFMANN (1996) afirma que a avaliação na Educação Infantil precisa resgatar urgentemente o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento e de reflexão permanente sobre as crianças em seu cotidiano educativo, como elo na continuidade da ação pedagógica, ou seja, como norteador da ação pedagógica do professor. Neste semestre, trabalhando com projetos de ensino percebemos a importância da avaliação e da observação constante para diagnosticar quais os interesses e necessidades da turma e com isso desenvolver projetos significativos e participativos.
      A avaliação é um grande aliado no processo de aprendizagem e cabe ao professor usar esta ferramenta de maneira produtiva em busca de um ensino de qualidade.

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