quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Representação do Mundo pela Matemática

     A matemática está muito presente no nosso cotidiano, sendo assim é de importância fundamental desenvolver seus conceitos no ambiente escolar aumentando sua complexidade de acordo com os níveis de desenvolvimento, desde as crianças pequenas: 

     A classificação é iniciada na educação infantil e retomada nas séries iniciais em níveis diferentes de abordagem. A partir dessa fase de escolarização entramos num processo de elaboração e reelaboração por parte do aluno, desde a captação intuitiva das ideias básicas e sua aplicação a situações problema, até em se tratando da utilização do pensamento lógico.( Lorenço, Baiochi, Texeira,2012)


     Além da classificação, outros conceitos são iniciados na Educação Infantil, como seriação, ordenação, quantidade, adição, subtração, formas, mas trabalhamos de forma lúdica com jogos e brincadeiras, durantes atividades da nossa rotina. Através do concreto o aluno vai abstraindo os conceitos e realizando as atividades propostas utilizando a lógica matemática. Neste processo os alunos tem a oportunidade de criar suas hipóteses, por exemplo ao observar tampinhas de cores diferentes, será que tem mais tampinhas vermelhas ou azuis?, os alunos com esse questionamento são convidados a observar, criar hipóteses e em seguida através da contagem chegar a resposta. 
  
Encorajar a criança a estar alerta e colocar todos os tipos de objetos, eventos e ações em todas as espécies de relações. A pensarem sobre números e quantidades de objetos quando estes sejam significativos para elas. Encorajar a criança a quantificar objetos logicamente e a comparar conjuntos e a fazer conjuntos com objetos móveis. (Kamii, 1986, p.16).

  Quando estabelecemos relações do que está sendo estudado com a realidade do aluno, a aprendizagem torna-se mais significativa. O aluno precisa saber por que e para que serve o conteúdo, de forma prática, através da experimentação.
    Muitos conteúdos serão de grande utilidade na vida adulta, como as questões de localização, noção de espaço, formas e lateralidade, que são amplamente desenvolvidos na Educação Infantil, quando o aluno aprende a se localizar no ambiente escolar e através da rotina passa a compreender a noção de tempo.
      Trabalho com a Educação Infantil, com uma turma de Jardim 1, em diferentes momentos de nossa rotina procuro trazer questões matemática, como por exemplo num momento de culinária, quando contamos os ingredientes, quantos temos que acrescentar, quanto já colocamos, quanto falta?, contamos quantos alunos estão presentes, entre outros.
     A partir das reflexões e sugestões no decorrer do curso PEAD, passei a introduzir diferentes jogos que propiciam a classificação, ordenação e seriação, além de instigar a reflexão durante os momentos de conversa na rodinha. 
     O professor como mediador da aprendizagem deve proporcionar situações problemas envolvendo o cotidiano, onde o aluno seja capaz de refletir, experimentar e buscar soluções, propiciando assim momentos de descoberta.

Exemplo de jogos que confeccionei durante o estágio:
Classificar as tampinhas de acordo com as cores.
Ordenar de acordo com o pré estabelecido.


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