domingo, 11 de dezembro de 2016

Operações matemáticas


     Através da leitura da leitura do texto “Técnicas e Tecnologias no Trabalho com as Operações Aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental dos autores Bittar, Freitas e Pais, podemos refletir sobre algumas perspectivas didáticas atuais, que contribui para uma aprendizagem mais significativa.
     Desde a educação infantil já é possível trabalhar diversos conceitos matemáticos, de forma experimental e lúdica. Costumo trabalhar classificação e seriação com materiais concretos. Também é possível trabalhar com pequenos cálculos em jogos e brincadeiras do cotidiano e na própria rotina, um exemplo é o painel “quantos somos”, utilizado para contar, quantas meninas estão presentes, quantos meninos e ao todo quantos somos (adição) e quantos alunos não compareceram a escola (subtração). Procuro introduzir desafios para ser solucionados individualmente ou em grupo, como por exemplo para trabalhar a divisão, em grupo, André tem 10 pecinhas e quer repartir igualmente com mais quatro colegas, com quantas pecinhas ficará cada um? Como chegaram a este resultado?
     Trabalhei um ano com turma de primeiro ano do ensino fundamental, costumava trabalhar, além do livro didático, com material dourado, e cada aluno podia usar palitinhos de picolé, muitos já carregavam em seus estojos para auxilia-los nas atividades. Confesso que após a leitura compreendi a importância de se trabalhar com materiais concretos para estabelecer significado ao que se está experimentando e com o material dourado, assim como o ábaco o aluno consegue visualizar a decomposição do numeral. 
     Quando aprendi subtração conheci um termo muito famoso, utilizado até hoje: “empresta um”, com a leitura percebi que está não é a forma mais correta de ensinar. Na verdade o ideal é mostrar ao aluno como acontece a decomposição, onde na verdade ocorre uma troca de uma dezena por 10 unidades, mas é só através da experimentação que estes conceitos vão sendo construídos.
       O artigo da revista Nova Escola: “ Multiplicação e Divisão a toda hora”, trouxe várias sugestões para enriquecer a prática pedagógica, brincadeiras e desafios simples, mas que irão desenvolver conceitos de divisão e multiplicação de forma lúdica, mesmo antes da criança ter contato com os algarismos, como por exemplo pedir para a turma se dividir em dupla e verificar quantas duplas formaram. A criança quando passa a estabelecer significados, ou seja compreender como solucionar um problema buscando estratégias, com certeza terá maior facilidade em entender as operações matemáticas
      É importante pensar nos protagonistas da aprendizagem, contextualizar com seu cotidiano, o professor pode propor atividades, situações problemas envolvendo algo do cotidiano dos alunos e estimular o grupo a criar técnicas para buscar soluções.
      O aluno durante o processo de aquisição do conhecimento deve ter a oportunidade de desenvolver o gosto pela matemática, para isso cabe ao professor propor atividades desafiadoras, que propiciem descobertas através da experimentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário