domingo, 11 de novembro de 2018

Pensamento infantil

    Conforme relatei na postagem do blog do dia 20 de novembro de 2016, sobre o que observo em meus alunos quanto ao pensamento infantil:


"As crianças desta faixa etária, 4 e 5 anos, buscam respostas para suas hipóteses relacionadas ao que conhecem, por isso cabe ao professor propiciar a aquisição de novas informações e descobertas, através de pesquisas e experimentações, para assim ampliar seu conhecimento de mundo."

      Paulo Freire relata: “Proponho e defendo uma pedagogia crítico dialógica, uma pedagogia da pergunta”. (FREIRE, 2000, p.83). Sendo assim, nesta perspectiva professor deve ser um observador e estar atentos as inquietações e curiosidades dos alunos, para assim instigar os alunos na busca pelo conhecimento, questionando e fazendo-os refletir, pesquisar. Neste semestre, trabalhando com projetos de aprendizagens, muitas questões trazidas pelos alunos nortearam meus planejamentos, ao observar os caracóis no pátio da escola uma aluno perguntou, pra que serve as gosma dele? Devolvi a pergunta pra turma, surgiram várias hipóteses, em seguida partimos para a pesquisa para conseguir responder a pergunta e outras foram surgindo propiciando novas pesquisas.
      Acho de fundamental importância para a aprendizagem o diálogos entre professor e aluno para uma troca e construção significativa.

http://janapead2.blogspot.com/2016/11/pensamento-infantil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário