domingo, 25 de novembro de 2018

Alfabetização e Letramento



" Nenhuma criança chega à escola ignorando totalmente a língua escrita. Elas não aprendem porque veem e escutam, ou por ter um lápis e papel a disposição, e sim porque trabalham cognitivamente com o que o meio lhes oferece.( Emília Ferreiro)"

      Trabalho na Educação Infantil, numa turma de jardim, 4 a 5 anos e percebo o reconhecimento por parte dos alunos quanto a linguagem escrita, além da vontade de descifrar estes códigos, este ano uma aluno aluna chegou a falar:" prof me ensina a ler". Nesta idade já criam suas hipóteses de leitura, utilizando livros de histórias, revistas, encartes, e de escrita através de jogos e desenhos, alguns alunos já escrevem algumas letras.



"Há crianças que chegam à escola sabendo que a escrita serve para escrever coisas inteligentes, divertidas ou importantes. Essas são as que terminam de alfabetizar-se na escola, mas começaram a alfabetizar muito antes, através da possibilidade de entrar em contato, de interagir com a língua escrita. Há outras crianças que necessitam da escola para apropriar-se da escrita. (Ferreiro, 1999, p.23)"



    Cada criança tem seu ritmo e isso deve ser respeitado no processo de alfabetização. Alguns são estimulados em casa e com isso demostram interesse maior do que os demais alunos. A escolar de Educação Infantil deve oportunizar o contato com a linguagem escrita, sem a intenção de alfabetizar, oportunizando em seu espaço diferentes recursos para explorar como livros, revistas, encartes, jogos, entre outros. Com o objetivo de mostrar a importância da escrita. Nesta perspectiva, Ferreiro (2001) destaca:

Para que a criança faça relação com a escrita e que tenha contato fora da escola e dentro, é necessário apresentar todo tipo de material escrito que for possível na sala de aula e, em cada classe de alfabetização, deve haver um canto ou área de leitura onde se encontram não só livros bem editados e bem ilustrados, mas também qualquer material que contenha escrita (FERREIRO, 2001, p.33).

     Sendo assim, como professora, meu papel é oportunizar momentos de exploração, descobertas e criação de hipóteses. 


Um comentário:

  1. Janaina,

    Parabéns pelos comparativos realizados sobre postagens anteriores, cada reflexão apresentada demonstra avanços e mudanças significativas para sua vida profissional e, porque não pessoal?!
    Saliento de forma especial que em várias postagens se refere sobre hoje conseguir observar sua prática e reconhecer os interesses e necessidades dos alunos.
    Que este momento traga muitas evoluções.
    Abraço!

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