Através da Literatura Infantil, pode-se trabalhar diferentes temas na Educação Infantil, além de proporcionar um momento mágico, onde será desenvolvida a atenção a imaginação. Podemos usar diferentes recursos como por exemplo músicas, poesias e livros.
De acordo com o poeta José Paulo Paes : "A poesia não é mais do que uma brincadeira com as palavras. Nessa brincadeira, cada palavra pode e deve significar mais de uma coisa ao mesmo tempo: isso aí é também isso ali. Toda poesia tem que ter uma surpresa. Se não tiver, não é poesia: é papo furado."
Poesias tem a capacidade de despertar a sensibilidade, criatividade, contato com outro tipo de linguagem, muitas vezes podem abordar a realidade dos alunos. Durante o projeto "Que bicho é esse?", surgiu a curiosidade sobre as borboletas e para enriquecer a pesquisa utilizei a poesia "Borboletas" de Vinícios de Moraes, onde além de trabalhar a linguagem, os alunos tiveram a oportunidade de identificar as cores.
Diferentes temas como por exemplo o respeito, pode ser trabalhado através de histórias. Segundo o artigo: " A diferença étnico-racial em livro brasileiros: análise de três tendências contemporâneas", de Edgar R. Kirchof, Iara T. Bonin e Rosa M. H. Silveira, observa-se um aumento no número de livros infantis no Brasil, voltados para temas étnicos-raciais, principalmente após o decreto da lei 10.639 de 2003, que inclui no currículo das escolas a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana. Três tendências são destacadas: Racismo, Cultura, Diversidade Cultural e Diferenças, acredito ser temas que devem ser trabalhados durante o ano letivo e não apenas na semana da consciência negra.
Podemos trabalhar a narrativa não apenas com textos, livros, podemos usar a música, o teatro, rodas cantadas, na Educação Infantil podemos explorar riquíssimas possibilidades fazendo o uso da Literatura. Durante o estágio pude utilizar várias histórias para nortear meu trabalho, sobre os animais. Como por exemplo "A fantástica fabrica de bichos" de Ruth Rocha, onde os alunos viajaram pelo mundo encantado dos bicho e com muita criatividade montaram a máquina da turma com sucatas.
A Literatura tem sido uma grande aliada na minha prática docente, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa e construtiva.
http://janapead2.blogspot.com/2016/04/a-arte-da-palavra-literatura.html
De acordo com o poeta José Paulo Paes : "A poesia não é mais do que uma brincadeira com as palavras. Nessa brincadeira, cada palavra pode e deve significar mais de uma coisa ao mesmo tempo: isso aí é também isso ali. Toda poesia tem que ter uma surpresa. Se não tiver, não é poesia: é papo furado."
Poesias tem a capacidade de despertar a sensibilidade, criatividade, contato com outro tipo de linguagem, muitas vezes podem abordar a realidade dos alunos. Durante o projeto "Que bicho é esse?", surgiu a curiosidade sobre as borboletas e para enriquecer a pesquisa utilizei a poesia "Borboletas" de Vinícios de Moraes, onde além de trabalhar a linguagem, os alunos tiveram a oportunidade de identificar as cores.
Diferentes temas como por exemplo o respeito, pode ser trabalhado através de histórias. Segundo o artigo: " A diferença étnico-racial em livro brasileiros: análise de três tendências contemporâneas", de Edgar R. Kirchof, Iara T. Bonin e Rosa M. H. Silveira, observa-se um aumento no número de livros infantis no Brasil, voltados para temas étnicos-raciais, principalmente após o decreto da lei 10.639 de 2003, que inclui no currículo das escolas a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana. Três tendências são destacadas: Racismo, Cultura, Diversidade Cultural e Diferenças, acredito ser temas que devem ser trabalhados durante o ano letivo e não apenas na semana da consciência negra.
Podemos trabalhar a narrativa não apenas com textos, livros, podemos usar a música, o teatro, rodas cantadas, na Educação Infantil podemos explorar riquíssimas possibilidades fazendo o uso da Literatura. Durante o estágio pude utilizar várias histórias para nortear meu trabalho, sobre os animais. Como por exemplo "A fantástica fabrica de bichos" de Ruth Rocha, onde os alunos viajaram pelo mundo encantado dos bicho e com muita criatividade montaram a máquina da turma com sucatas.
A Literatura tem sido uma grande aliada na minha prática docente, contribuindo assim para uma aprendizagem significativa e construtiva.
http://janapead2.blogspot.com/2016/04/a-arte-da-palavra-literatura.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário