A Inovação pedagógica nos traz uma perspectiva de evolução, mudanças e ruptura paradigmáticas, sociais e históricos.
Entendemos que se estabelece uma grande reflexão sobre a forma de entender o conhecimento, levando em conta que o aluno não aprende por cópia e repetição, mas pela interação, vertente voltada para novas concepções pedagógica. O aluno não é uma tábula rasa, ele traz uma bagagem de experiências sociais e suas ações são capazes de transformar o meio. Deve-se procurar trazer temas de interesse dos alunos, do seu contextos, através de projetos de aprendizagem. Primeiramente o professor de educação infantil pode observar seus alunos e assim encontrar os eixos temáticos para elaborar seu planejamento, em uma turma as crianças iam pro pátio e começavam a observar as formigas, surgindo assim um projeto de pesquisa.
De acordo com uma perspectiva histórica percebemos que os recursos tecnológicos vêm evoluindo e com isso as instituições de ensino precisam inovar, buscando acompanhar esta evolução. Infelizmente as instituições públicas de ensino não acompanham a evolução tecnológica, faltando recursos para enriquecer nossas aulas.
O professor na atualidade tem o papel de inovar, romper com métodos tradicionais de ensino e juntamente com seus alunos construir uma educação significativa e de qualidade, utilizando diferentes recursos disponíveis, como na educação infantil presamos muito a criatividade e a imaginação, podemos transformar sucatas em Smartfones e computadores.
.
Muito bom o teu texto e a reflexão realizada.
ResponderExcluirÓtima atividade! Parabéns pela criatividade!