Os centros de interesses, são um processo de ensino que consiste em agrupar à volta dum mesmo assunto que interessa à criança um conjunto de noções a aprender, de mecanismos a montar, de hábitos a adquirir, condição do perfeito desenvolvimento do ser no meio em que vive e ao qual ele se adapta. A técnica dos Centros de Interesse – ao mesmo tempo livre e orientada pelo educador, principalmente aplicada a aquisição de conhecimentos, serve também para a educação psicológica, ao despertar do sentido social e à formação moral (BASSAN, 1978, p.17)
A aprendizagem quando parte de interesse, curiosidade, torna-se significativa. Cabe ao professor num primeiro momento ser observador, conhecer seus alunos, a comunidade onde estão inseridos e a partir daí descobrir os interesses. Nos
centros de Interesse os alunos escolhem o que querem aprender, constroem o
próprio currículo de acordo com a sua curiosidade, integrando as áreas do
conhecimento. Partindo de uma necessidade ou curiosidade, a criança investiga e
aprende. Na Educação Infantil, muitas vezes num momento de brincadeira surgem os questionamentos e grandes projetos. Já desenvolvi alguns projetos que surgiram do interesse dos alunos como por exemplo: "As formigas", " Medos e monstros", " Contos, cantos e encantos" e " Maluquinho por Artes". Foi uma experiência riquíssima poder verificar as certezas e dúvidas com relação aos temas e verificar o entusiasmo ao solucionarem as dúvidas e perceber que o conhecimento está sendo construído de forma significativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário