Dois estudiosos em seus estudos construiram concepções quanto ao processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem: Jean Piaget e Lev Vygotsky.
Para Piaget, o pensamento surge antes da linguagem, mas através de sua aquisição é possível uma organização lógica, já para Vygotsky a aquisição da linguagem é fundamental para a formação do pensamento.
Segundo Piaget, para que se inicie o processo de aquisição da linguagem são necessário que a criança tenha atingido determinados níveis mentais, de coordenação de esquemas sensórios motores, mas para Vygotsky este processo está relacionado à experiência e a interação social.
O desenvolvimento cognitivo está relacionado ao processo de maturação, já para Vygotsky a linguagem tem papel fundamental na construção do conhecimento, pois sistematiza as experiências sociais e possibilita o planejamento da ação.
Para os dois estudiosos o meio social influencia no desenvolvimento e na socialização do pensamento. Piaget X Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo sujeito-mundo uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecê-lo.
Contudo percebemos que para Piaget a aprendizagem das crianças se dá conforme o estágio de seu desenvolvimento e para Vygotsky a mesma é produto da mediação da mostra de signos e instrumentos através da ação de um adulto, acontecendo através da interação com o meio.
Janaina, muito bom o teu texto. Interessante o comparativo e a síntese dos dois teóricos. Importante sempre correlacionar teoria e prática, mostrando a importância deles na educação, nas salas de aulas, a partir das tuas análises.
ResponderExcluirAtt,
Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E