domingo, 22 de abril de 2018

As relações e diferenças entre as teorias de Jean Piaget e Lev Vygotsky, quanto ao processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem

     Dois estudiosos em seus estudos construiram concepções quanto ao processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem: Jean Piaget e Lev Vygotsky.
       Para Piaget, o pensamento surge antes da linguagem, mas através de sua aquisição é possível uma organização lógica, já para Vygotsky a aquisição da linguagem é fundamental para a formação do pensamento. 
       Segundo Piaget, para que se inicie o processo de aquisição da linguagem são necessário que a criança tenha atingido determinados níveis mentais, de coordenação de esquemas sensórios motores, mas para Vygotsky este processo está relacionado à experiência e a interação social. 
       O desenvolvimento cognitivo está relacionado ao processo de maturação, já para Vygotsky a linguagem tem papel fundamental na construção do conhecimento, pois sistematiza as experiências sociais e possibilita o planejamento da ação. 
        Para os dois estudiosos o meio social influencia no desenvolvimento e na socialização do pensamento. Piaget X Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo sujeito-mundo uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecê-lo. 
     Contudo percebemos que para Piaget a aprendizagem das crianças se dá conforme o estágio de seu desenvolvimento e para Vygotsky a mesma é produto da mediação da mostra de signos e instrumentos através da ação de um adulto, acontecendo através da interação com o meio.


Um comentário:

  1. Janaina, muito bom o teu texto. Interessante o comparativo e a síntese dos dois teóricos. Importante sempre correlacionar teoria e prática, mostrando a importância deles na educação, nas salas de aulas, a partir das tuas análises.

    Att,
    Katielle de Oliveira
    Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E

    ResponderExcluir