Esta semana iniciamos o Eixo VI do Pead, no encontro presencial tivemos duas interdisciplinas: Seminário Integrador VI e Questões Étnico-raciais na Educação: Sociologia e História.
Tivemos um momento de contemplação das poesias de escritores que trazem as questões de diversidade. Li, e fiquei encantada com um trecho de Caio Fernando Abreu: " Menos pela cicatriz deixada, uma ferida antiga mede-se mais exatamente pela dor que provocou, e para sempre se perdeu no momento em que cessou de doer, embora lateje louca nos dias de chuva".
Os assuntos abordados trouxeram reflexões sobre a diversidade e o preconceito. Temas que devem ser abordados nas escolas de forma a tentar formar cidadãos que repeitem as diferenças, sendo que todos somos diferentes, seja na cor, raça, cultura e forma física. É triste escutar relatos das colegas e perceber que o preconceito está presente no dia a dia, não só da escola, mas da sociedade em geral.
Na imagem acima observamos a história de uma colega que sofreu com o preconceito por ser gordinha na época que estava na escola. E fica a pergunta para ser respondida durante o semestre:" _ Como nós professores podemos lidar com situações de discriminação?
Algumas questões surgiram em debate com meu grupo de estudos:
Dúvidas:
- Como evitar o preconceito?
- Por que as pessoas são tão duras e magoam?
- Por que as pessoas rotulam?
Certezas:
- Preconceito marca para sempre.
- Todos somos diferentes.
- Como professoras temos que ser exemplo.
Com isso espero que o semestre seja muito produtivo, transformando as dúvidas em certezas e esclarecendo novas questões que surgirem
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