domingo, 25 de dezembro de 2016

Representação do Mundo pela matemática


     Este ano, na escola onde trabalho recebi um desafio: trabalhar priorizando o conhecimento lógico matemático e minha colega as demais áreas. Tenho uma turma de jardim 1, alunos de 4 e 5. No primeiro semestre priorizei alguns conceitos como noção de quantidade, cores e formas, sempre procurando utilizar o lúdico e em seguida o registro das descobertas. No segundo semestre com a interdisciplina Representação do Mundo pela matemática percebi que poderia ir mais além, através de brincadeiras e jogos trabalhar operações matemáticas, que não exigem a representação dos algarismos. Uma atividade proposta para trabalhar adição e subtração foi adaptar um jogo para a faixa etária que trabalho, a seguir veja minha adaptação:

A atividade que escolhi foi: “Viagem de ônibus”
Turma: Jardim 1 (4 e 5 anos)
Adaptação: Eu vou pegar o trem
Em cada estação alguns passageiros sobem e outros descem do trem. Utilizando um dado de quantidades verificamos quantos passageiros devem subir e quantos devem descer do trem, os alunos que formaram o trem passeiam nele ao som da música “Eu vou pegar o trem”, no final contam quantos passageiros chegaram à próxima estação e a brincadeira começa novamente. O registro pode ser feito em um painel utilizando desenhos para registrar o número de passageiros que subiram, desceram e que no final chegaram à estação. 

Ao final da brincadeira, observando o painel, serão questionados:
Qual estação teve mais passageiros?
Quantos passageiros chegaram à próxima estação, partindo da estação coração?
Qual a quantidade mínima de passageiros que teve no trem?

     Ao executar a atividade em sala de aula me surpreendi, foi um momento de aprendizagem e diversão. Ao final grande parte da turma conseguiu responder as questões propostas e pediram para brincar novamente.
     Outras propostas foram surgindo durante o semestre, o que contribuiu para minha pratica e enriqueceu meu trabalho docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário