sábado, 24 de dezembro de 2016

Espaço e Forma


       Como professora da Educação Infantil, a partir das leituras propostas percebei que muitas vezes trabalhamos com os conceitos de espaço e forma sem nos darmos conta seja no berçário quando estimulamos o bebê a engatinhar pela sala de aula ou no jardim quando pedimos para guardar os materiais ou brinquedos em seus respectivos locais.
      A aprendizagem nesta faixa etária acontece através do lúdico, das atividades práticas, ou seja, através da experimentação. Costumo, para trabalhar com formas geométricas, primeiramente deixar a turma explorar os blocos lógicos para depois apresentar o nome de cada figura e em seguida procurar no espaço da sala de aula objetos com determinadas formas, como por exemplo, a mesa redonda, o quadro retangular e o assento da cadeira quadrado.
      O texto “ESPAÇO ESFORMA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES ATUANTES EM FORMAÇÃO” de Evandro Tortora nos relata exemplos de atividades práticas como dobraduras, tangran e sucatas, com sucatas podemos construir uma maquete observando questões de forma e espaço. Nos mostra também que é fundamental o professor dominar os conteúdos: lateralidade, orientação espacial e percepção geométrica, importantes no desenvolvimento das crianças. 
       Segundo Pires, Curi e Campos (2001):
 Essa “lateralização” precisa evoluir, pois a “esquerda” de uma pessoa que está a sua frente, olhando para ela, coincide com a sua “direita”. Quando isso acontece, podemos dizer que a criança conhece sua lateralidade. (Pires, Curi e Campos, 2000, p. 54).
     A orientação espacial é desenvolvida através da interação do corpo com o meio, o bebe quando desvia de um objeto ou a criança do jardim quando se movimenta com autonomia entre os diferentes ambientes escolar está aprimorando este sentido. Outro exemplo citado é observar as formas existentes em uma obra de arte, costumo trabalhar com obras do artista Romero Britto exaltando suas cores e formas.




      Sendo assim compreendi a importância de se trabalhar com os conceitos de espaço e forma, desde o berçário para auxiliar do desenvolvimento de noções importantes para sua localização no futuro, com independência e agilidade.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário