No dia 18 de outubro de 2017 participei do Salão de Ensino, onde apresentei o resumo do trabalho realizado no semestre passado na interdisciplina Projeto em Ação:
RESUMO: Este trabalho fundamenta-se nas experiências pedagógicas realizadas pelas acadêmicas Ana Cristina Silva Gonçalves, Ângela Pospichil Marques e Janaína da Cunha Sampaio, do curso Pedagogia EAD da UFRGS , ao vivenciar em suas práticas docentes os projetos de aprendizagem. O objetivo do trabalho é, através de temas de interesse do aluno, desenvolver atividades que possibilitem a aprendizagem de forma interessante e prática. Para organização e desenvolvimento do trabalho de forma integrada as professoras organizaram um grupo de estudos: "Baú de projetos" Para a execução do trabalho as professoras se organizaram da seguinte forma: Ângela atuando no maternal 1, Janaína no jardim 1 e Ana Cristina no jardim 2. No maternal 1 após observação foi constatado o interesse pelas tartarugas, surgindo assim o projeto de aprendizagem "Que bicho é esse?", no jardim 1 e 2 por determinação da direção da escola deveriam trabalhar projetos relacionados ao autor Ziraldo, buscando contemplar os interesses das turmas surgiram os projetos: "Maluquinho por artes" do jardim 1 e " Maluquinhos pelo Mundo" no jardim 2. Após investigação das dúvidas e certezas veio o questionamento:" Como elaborar a pesquisa? "Ou seja, o plano de ação, uma vez que os alunos são pequenos e ainda não letrados, consequentemente não teriam autonomia para realizar sozinhos a pesquisa. A partir deste momento começaram a organizar estratégias para desenvolver o projeto. As professoras buscaram os recursos e solicitaram auxílio às famílias quando necessário. Optaram pela leitura visual, pois seus alunos ainda não são alfabetizados. Dessa forma, as crianças participaram do projeto desde a escolha dos temas até os relatos de suas dúvidas e certezas; e, traçar estratégias no plano de ação, com certeza é uma experiência riquíssima de aprendizagem, tanto para os alunos, quanto para os professores. A cada nova descoberta os alunos mostravam-se mais interessados e empolgados com o projeto, novas dúvidas e certezas foram surgindo ao longo do processo.
PALAVRAS‐CHAVE: projeto, aprendizagem, pesquisa.
Apresentar no Salão de Ensino foi um momento de aprendizagens, pude compartilhar minha experiência e escutar outros relatos de diferentes temas e faixas etárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário