A criança constrói suas aprendizagens, desde o nascimento, através de suas experiências, sua interação com o meio, ou seja, através de sua ação. Segundo Piaget, o desenvolvimento intelectual passa por estágios de aquisição do conhecimento, ao qual sua duração pode variar de acordo com a maturação, meio social e as experiências. Os elementos construídos num estágio servem como base para o nível seguinte.
Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em:
· Sensório-motor: de 0 a 2 anos, caracteriza-se pela inteligência prática, baseada nos sentidos, percepção do meio, experimentação, noção de objeto.
· Pré-operatório: de 2 a 7 anos período de desenvolvimento da linguagem e o pensamento egocêntrico.
· Operatório concreto: de 7 a 11/12 anos inicio das operações mentais, autonomia
· Operatório formal: de 11/12 anos em diante desenvolvimento do pensamento lógico, abstrato.
Trabalhando com educação infantil é possível verificar a evolução de dos dois primeiros estágios. No berçário o interesse das crianças está voltados para os brinquedos a sua volta, a exploração do meio.
A partir dos dois anos já começam a organizar a falam utilizá-la para expressar seus desejos, interagir é a fase da imaginação e socialização.
Neste fase, estão se preparando para o inicio da educação formal, que se dá a partir dos seis anos de idade.
A partir dos 7 anos já começa a fase operatório concreta, onde aprende a relação numeral/quantidade. Observa-se um declínio do egocentrismo, o trabalho em grupo torna-se mais fácil.
A partir destas observações percebemos a evolução da aprendizagem das crianças e como cada fase é importante para a evolução da fase seguinte, é uma aprendizado constante e cada vez mais abstrato. Percebemos por que o lúdico é tão importante na aprendizagem durante a Educação Infantil, onde as crianças aprendem brincando, interagindo e explorando o meio.
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