sábado, 19 de setembro de 2015

Prática contemporâneas da Psicopedagogia


     Hoje participei da palestra "Práticas contemporâneas da Psicopedagogia", foi bem legal pude refletir sobre o processo de aprendizagem, cada pessoa possui seu ritmo e suas preferências, é interessante para o professor levar em conta as curiosidades e a realidade do aluno. Cabe ao professor como atividade preventiva, antes de encaminhar o aluno com alguma dificuldade de aprendizagem, proporcionar atividades diversificadas. As TICs podem se tornar aliadas, um recurso diferenciados pra auxiliar na busca pelo conhecimento, atualmente as crianças já nascem "nativas digitais", a escola deve acompanhar estas mudanças da sociedade, se adequar e utilizar de forma planejada os recursos tecnológicos. Durante a palestra lembrei bastante do meu filho, que com três anos ganhou um tablet, coloquei vários aplicativos a sua disposição em pouco tempo ele estava nomeando as cores em inglês, instalei então jogos de letras e ele em seguida já estava nomeando as letras e palavras que iniciam com cada letra e partindo dai começou a observar as letras em vários lugares, parar para "ler" cartazes, rótulos, entre outros. Foi através de um jogo que ele teve o primeiro acesso ao mundo letrado.
       A colega Ana Cristina também participou, conseguimos "debater" um pouco sobre as reflexões.

Um comentário:

  1. Olá! Que bom que está aproveitando os espaços e formações que a Universidade vem possibilitando! Parabéns por compartilhar esse momento de aprendizagem conosco! Teu texto tem argumentos e evidências! Não consegui participar do encontro e contigo aprendi um pouco do que foi o tema da palestra! Continue se dedicando! Abraços,
    Att Glauber Moraes
    Tutor EAD - Seminário Integrador II
    PEAD - UFRGS

    ResponderExcluir