Ontem na aula de Fundamentos da Alfabetização a professora propôs uma atividade para escrever como foi minha alfabetização, automaticamente minha memória foi instigada. Lembrei que cada dia a professora Suzete ensinava uma letra nova, no dia que ela ensinou a letra Z fiquei doente e tive que faltar a aula, no outro dia cheguei na escola e vi o cartaz com o desenho de um bicho que não sabia o nome e aquela letra diferente, fiquei com vergonha de perguntar para a professora e muito triste pois no meu caderno, que era um capricho só, faltou a folhinha de encher linha contendo a nova letra.
Aprendi a ler através de um método bem tradicional, primeiro aprendi as letras, depois as sílabas, palavras simples, dígrafos e por último textos. Lembro que não tive dificuldades e minha letra era muito elogiada pela professora, treinava bastante enchendo linhas, adorava separar as sílabas apesar de levar anos para entender o por quê.
Acredito que alfabetização teria mais sentido se feita de forma diferente, partindo das experiências, apresentando o mundo letrado através de jogos e brincadeiras e de coisas que fazem parte do dia a dia das crianças, como rótulos. Estabelecer significados concretos para a aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário