Na virada do século XIX para XX, surge o movimento Escola Nova, tendo como seus fundadores Ovide Decroly, Maria Montessori, John Dewey, Célestin Freinet e outros, que apresentaram uma grande crítica ao modelo tradicional de ensino. Surge assim uma nova concepção de ensino voltada ao aluno e o fazer pedagógico, apresentando alternativas diferenciadas como o uso de materiais concretos e novas organizações de espaço, proporcionando experiências de acordo com os centro de interesses dos alunos. John Dewey defendia que o aluno aprende os conteúdos através da prática, do concreto. Ovide Decroly, acreditava que a criança aprendi o mundo com base no todo, e que o centro de interesses leva a busca pelo conhecimento. Maria Montessori defende o respeito às necessidades
e aos interesses de cada aluno,
de acordo com os estágios de desenvolvimento para cada faixas etárias. Célestin Freinet criou uma pedagogia diferenciada com aulas-passeio, jornal de classe,
e um projeto
de escola popular,
moderna e democrática.
Cada um contribuiu com suas idéias para repensarmos a escola. A criança não era mais vista como um adulto em miniatura, mas como criança, e protagonista no processo de aprendizagem.
Cada um contribuiu com suas idéias para repensarmos a escola. A criança não era mais vista como um adulto em miniatura, mas como criança, e protagonista no processo de aprendizagem.
Interessante a abordagem histórica para compreender o curso da Educação ao longo do tempo. O nosso primeiro encontro presencial de Seminário Integrador trouxe reflexões que se encaixavam bem na tua postagem. Lembre de sempre correlacionar teoria e prática em tuas escritas, dar fundamentação teórica às tuas reflexões com autoria.
ResponderExcluirAtt,
Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E