O Método Clínico
de Piaget consiste na investigação do nível de pensamento. Através dele é
possível avaliar as hipóteses e o conhecimento cognitivo. É importante dialogar
para chegar às respostas. Segundo PIAGET:
[...] consiste sempre em conversar livremente com o sujeito,
em vez de limitá-lo às questões fixas e padronizadas. Ele conserva assim, todas
as vantagens de uma conversação adaptada a cada criança e destinada a
permitir-lhe o máximo possível de tomada de consciência e de formulação de suas
próprias atitudes mentais (p. 176).
Alguns aspectos
quanto à aplicação do método me chamaram bastante atenção:
·
Levar em conta o nível de conhecimento prévio ao
elaborar as questões, ou seja, se forem trabalhar as questões de quantidade com
a educação infantil não posso usar muitos objetos;
·
Ter cuidado na elaboração das perguntas para não
induzir as respostas;
·
Procurar um ambiente tranquilo, para que haja
concentração ao que está sendo proposto.
·
Ter uma relação espontânea.
Aplicando o
mesmo método com crianças de determinada faixa etária é possível ter respostas
diferentes. É imprescindível que o investigador tenha em mente qual objetivo
para aplicação do método.
Nenhum comentário:
Postar um comentário