domingo, 26 de novembro de 2017

Aplicando o Método Clínico


     O Método Clínico de Piaget consiste na investigação do nível de pensamento. Através dele é possível avaliar as hipóteses e o conhecimento cognitivo. É importante dialogar para chegar às respostas. Segundo PIAGET:

[...] consiste sempre em conversar livremente com o sujeito, em vez de limitá-lo às questões fixas e padronizadas. Ele conserva assim, todas as vantagens de uma conversação adaptada a cada criança e destinada a permitir-lhe o máximo possível de tomada de consciência e de formulação de suas próprias atitudes mentais (p. 176).

     Alguns aspectos quanto à aplicação do método me chamaram bastante atenção:
·         Levar em conta o nível de conhecimento prévio ao elaborar as questões, ou seja, se forem trabalhar as questões de quantidade com a educação infantil não posso usar muitos objetos;
·         Ter cuidado na elaboração das perguntas para não induzir as respostas;
·         Procurar um ambiente tranquilo, para que haja concentração ao que está sendo proposto.
·         Ter uma relação espontânea.
       Aplicando o mesmo método com crianças de determinada faixa etária é possível ter respostas diferentes. É imprescindível que o investigador tenha em mente qual objetivo para aplicação do método. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário