domingo, 18 de junho de 2017

Gestão democrática

     Para que uma escola tenha a gestão democrática é de fundamental importância incentivar a comunidade, os alunos e profissionais, a participarem ativamente das ações, como elaboração da PPP e demais projetos escolares. Todos os envolvidos passam a estabelecer relações de pertencimento escolar quando sentem-se membros responsáveis pelas tomadas de decisões visando o bem coletivo.
      Paulo Freire destacou em suas obras a importância de uma educação dialógica, participativa e democrática, uma pedagogia voltada a realidade em que os alunos estão inseridos.Criticava muito a educação burocrática e relatava a o importância de superar as relações autoritárias no ambiente escolar.


Interessou-nos sempre, e desde logo, 
a experiência democrática através da educação.
 Educação da criança e do adulto. 
Educação democrática que fosse, portanto,
 um trabalho do homem com o homem e nunca 
um trabalho verticalmente do homem sobre o homem 
ou assistencialistamente do homem para o homem, 
sem ele. (FREIRE, 2001: 70).

     Sendo assim, devemos pensar, a escola democrática formando relações horizontais, ondes todos de forma colaborativa reflitam sobre o coletivo e estabeleçam ações, de acordo com as demandas da comunidade, em busca de uma melhor estrutura e qualidade no ensino.


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