Durante meus estudos no PEAD, o estudo que
mais me chamou atenção foi quanto aos projetos de aprendizagem, partindo do
interesse dos alunos. Segundo Fagundes:
Quando falamos em “aprendizagem por
projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo
autor do projeto, pelo
sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já
pensava antes. (FAGUNDES, 1999, pg 16)
sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já
pensava antes. (FAGUNDES, 1999, pg 16)
Sendo assim, devemos antes de iniciar um
projeto, saber que os alunos trazem consigo conhecimentos prévios que podem
servir como base e trazer certezas e dúvidas sobre determinado tema. Como
trabalho com Educação Infantil, por vezes me questionei como trabalhar com
projetos de aprendizagem com crianças de jardim. De acordo com Fagundes,
pensando na idade pré-escolar:
O que ocorre quando se oferecem
diferentes situações para os alunos escolherem os materiais e as atividades que
mais lhes interessem? E, quando estão interessados, eles aprendem a se
organizar e a produzir? É possível afirmar que eles desenvolvem seus projetos
quando fazem seus desenhos? Armam suas brincadeiras? Praticam seus jogos?
Inventam suas histórias? (FAGUNDES, 1999, p 18)
O objetivo do projeto é validar as
certezas e construir conceitos para as dúvidas que surgiram. O professor deve
ser um desafiador, neste processo e incentivar os alunos em suas pesquisas. Os
alunos passam a ser protagonistas no processo de aprendizagem, buscando
soluções para suas questões.
. Na
Educação Infantil, as crianças são capazes de contribuir com seus conhecimentos
e criar suas hipóteses usando a imaginação e seus conhecimentos prévios. Como
por exemplo, ao observar os animais que voam, que foi tema de projeto durante
meu estágio, alguns alunos viram que levava uma minhoca na boca, disseram que
levaria aos filhotes no ninhos, começaram a refletir como é feito o ninho.
Ao trabalhar com projetos de aprendizagem
é possível perceber a empolgação e a felicidade dos alunos ao descobrir suas
questões, eles constroem suas hipóteses até chegar ao conceito final
Janaína,
ResponderExcluirOs Projetos de Aprendizagem possibilitam aos alunos a construção de seus conhecimentos, quando apresentados são projetos pedagógicos em ação.
Forte abraço!