Escolas democráticas
E assim inicia o Eixo VII do PEAD: refletindo sobre nossas escolas, até que ponto estão conseguindo ser a tão sonhada e idealizada escola democrática, progressista, onde o protagonista do processo de ensino aprendizagem é o aluno, levando em conta a realidade social em que o educando está inserido.
No vídeo visualizamos uma escola tradicional, a qual podemos afirmar nos remete a realidade de grande para das nossas escolas nos dias atuais, uma educação fragmentada, organizada em função do espaço-tempo, com professores autoritários e que acreditam que os alunos são uma tábula rasa, sendo assim o professor ensina e o aluno aprende.
Como dizia Paulo Freire devemos
oportunizar momentos de construção do conhecimento para nossos alunos. Cabe ao
professor criar um ambiente instigador
reflexivo, onde o aluno sinta prazer em aprender. Em parceria com a escola devemos pensar que tipo de escola queremos, mudar com certeza dá trabalho, mas é necessário e vale a pena!
Realmente foi muito importante ter retornado às atividades com uma bela reflexão sobre concepções pedagógicas e a necessidade de romper com o modelo tradicional de ensino. Tivemos um espaço de diálogo importante para as tarefas desafiadoras que temos diariamente!
ResponderExcluirAtt,
Katielle de Oliveira
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E