sábado, 2 de julho de 2016

Os desafios de educar na contemporaneidade

     No dia 25 de junho participei do V Seminário Universidade e Escolas: Os desafios de Educar na Contemporaneidade, no salão de atos da UFRGS.
     No primeiro momento o prof. Luíz Carlos Bombassaro nos fez refletir sobre a ética no momento atual. A ética está relacionada ao bem comum, as virtudes e valores. Na atualidade vemos que está muito voltada a conversação a aceitação do outro através de uma construção reflexiva, a aceitação é fundamental para a convivência.
     Na educação a interação através de jogos, a prática da leitura leva a uma abertura de mundo. Um ato ético ensina a perceber o mundo do outro. A ética é encontrada na prática da convivência.
     Alguns professores apresentaram relatos sobres os desafios de ensinar na contemporaneidade, dentre eles foi destacado a importância do olhar atento do professor para a realidade dos alunos, as vivências que se refletem na sala de aula. Segundo Freud, " a escola deve dar a seus alunos o desejo de viver", a escola deve ser um lugar atrativo, significativo e não um lugar onde suportam o tempo que passam a espera da hora do recreio. Dentre os principais desafios de educar hoje, segundo a professora Tania Ramos Fortuna, podemos citar:
  • Infância diferente;
  • Novas estruturas familiares;
  • Violência e indisciplina na escola;
  • Esgotamento profissional do professor;
  • Inclusão;
  • Tirania do prazer imediato, da produtividade e da instantaneidade.
       Foi um momento de muitas reflexões sobre questões que estão presentes do nosso dia a dia, enquanto profissionais da educação e que devemos buscar soluções pensando numa educação de qualidade e na realização profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário