sábado, 11 de junho de 2016

Ludicidade e Música

     Esta semana, no PEAD, tivemos o encontro presencial de duas interdisciplinas: Ludicidade e Educação e Música na Escola. O diferencial deste dia foi a forma como foi conduzida a aula, muito prática e reflexiva ao mesmo tempo.
     Na aula de música o que mais me chamou a atenção foi a leitura das partituras, onde os leigos não compreendem o que está escrito, assim como uma pessoa não alfabetização não consegue decifrar os códigos de linguagem escrita. Mas isso não significa que não existam outras formas de "escrita não convencionais", ou seja, partituras a partir de desenhos, símbolos, que podem auxiliar na iniciação músical, assim como uma criança em processo de alfabetização realiza leituras através de imagens.

     Num primeiro momento quando meu grupo recebeu uma partitura apenas com riscos, bolinhas, foi um pouco complicado, tivemos que inventar um som para cada imagem e pensar como seria a apresentação da nossa música, que som cada componente do grupo iria produzir, de forma harmônica. Mas no final fiquei muito satisfeita com o resultado.
     Já na aula de Ludicidade foram propostas algumas brincadeiras. Primeiramente o "Nó humano":


O nó humano


Dinâmicas de integração para Empresas, Instituições e Organizações, jogos cooperativos, tudo isso colabora para a integração do pessoal, de equipes e grupos de trabalho que traçam metas e trabalham para realiza-las. Essa dinâmica de integração para empresas tem por objetivo integrar os participantes em prol de testar a capacidade de cada um para resolver problemas e buscar soluções.


Duração: 10 minutos.

Número de pessoas: 8

Material: nenhum.


Forme um círculo, todos de mãos dadas. Oriente cada um para observar bem que está a seu lado direito e a seu lado esquerdo e frise bem que "Não pode esquecer, nem trocar!". Peça ao grupo que solte as mãos e caminhe livremente pela sala, procurando cumprimentar pessoas diferentes daquelas que estavam a seu lado. Depois de um minuto, peça que parem onde estão.


Peça que cada um procure, sem sair do lugar, dar a mão novamente a quem estava à sua direita e à sua esquerda (quanto mais confusa for esta parte melhor). No final, você deve ter um amontoado de gente.


Agora a brincadeira começa: o objetivo é, sem soltar as mãos, voltar a ter um círculo no centro da sala. O grupo deve conversando entre si, determinar quem passa por baixo de que braços, e por cima de outros braços, até que o círculo fique completo. Podem se formar vários grupos, e fazê-los competir entre si (quem termina mais rápido, quem termina certo, etc..).



Fonte:http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-integracao-para-empresas-e-organizacoes-jogos-cooperativos.php



     Foi muito bom no final conseguir desatar o nó, ver a felicidade do grupo por ter alcançado o objetivo.

     Em seguida a proposta era brincar de "Escravos de Jó", imaginei que seria muito tranquilo, por ser uma brincadeira conhecida. Deveríamos realizar a brincadeira em três etapas, sem errar, cantada, sussurrada e em pensamento. O grupo era muito grande e foi difícil chegar ao final da parte cantada sem errar, o grupo foi dividido em dois e mesmo assim foi difícil, ao conseguir o grupo vibrou sentindo-se realizado. Alguns colegas que ficaram como observadores perceberam que o erro acontecia quando o copo não era colocado na frente do colega e sim um pouco pro lado, o que dificultava a passagem de forma rápida.


     Como é bom poder parar, brincar, rir, cantar e ao mesmo tempo aprender. Sai do encontro sobre a importância de trazer estes momentos para a sala de aula, de enfrentar desafios, buscar soluções e divertir-se, tornar a aprendizagem prazerosa e significativa.




   

Um comentário:

  1. Muito boas tuas reflexões! Conseguiu colocar bem a necessidade das duas Interdisciplinas para uma nova concepção de educação, que fuja dos padrões tradicionais e tenha como preocupação o desenvolvimento pleno dos estudantes, apresentando a eles a oportunidade de aprender com prazer e alegria.
    Continue compartilhando tuas reflexões.

    Katielle
    Tutora Ludicidade

    ResponderExcluir