Achei muito interessante a atividade da interdisciplina Ludicidade e Educação, onde foi proposto fazer uma coletânea de jogos e brincadeiras. A principio pensei em fazer uma pesquisa na internet, mas como costumo fazer registro das atividades através de fotos, comecei a pesquisar através das imagens que tinha, foi muito interessante, pois encontrei jogos das três fases segundo Piaget: o jogo de exercício, de 0 a 2 anos, caracterizado pela repetição, o jogo simbólico e o jogo com regras. Estas fases servirão como forma de classificação para o trabalho realizado em dupla com a colega Ana Cristina que atua na mesma escola, EMEI Terezinha Tergolina. Exemplo de alguns jogos e brincadeiras que compõem a coletânea:
De exercício:
- Texturas e sensações: Caminhar descalço sobre diferentes texturas, como algodão, bolinhas de papel, eva picado.
Com regras:
• Pescaria da maçã: Cada maçã terá um gancho, serão colocadas num balde com água, os alunos deverão pescar utilizando um cabo de vassoura, em seguida comer a maçã.
• Arranca rabo: Cada aluno ganhará um rabo( tira de papel crepon), que ficará preso na roupa. Ao som da música os alunos deverão tentar pegar o rabo do colega e proteger o seu. Vence quem conseguir pegar mais rabinhos.
• Dança da maçã: Em dupla, dançar com uma maçã( pode ser confeccionada pelos alunos com garrafa pet) entre as testas cuidando para não deixar cair. As dupla que permanecerem sem deixar cair até o final da música serão vencedoras. Obs: não pode colocar a mão na maçã para evitar que ela caia.
Simbólicos:
• Cozinha: Utilizando brinquedos da sala, panelinhas, mesas e cadeiras.
• Berçário: Na turma da professora Ana Cristina, os alunos montaram um berçário, utilizando pneus como bercinho para os bebês (bonecas e colegas).
• Fantasias: Utilizando roupas e acessórios para representar personagens diversos.
Na educação infantil os jogos e brincadeiras estão presentes no dia a dia das crianças, eles aprendem através do lúdico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário