Achei muito interessante a atividade da semana 3, na interdisciplina Seminário Integrador 3, onde refletimos sobre a diferença do ver e o olhar, durante uma observação. O ver se reflete ao concreto, aos detalhes da imagem que estamos vendo, já o olhar é uma reflexão sobre o que estamos vendo, os sentimentos despertados. Para realizar a atividade observamos dois vídeos e refletimos sobre o que vimos e olhamos:
1.Pas de Deux | Daniel Wurtzel:
2.'American Beauty' - Thomas Newman (from the 'plastic bag scene')
Primeiramente tentei apenas "ver" a imagem, mas ao mesmo tempo, mesmo sem querer, passei a "olhar", imaginar o que poderia representar, a música foi transmitindo uma paz e várias hipóteses foram surgindo. No vídeo um primeiramente imaginei duas bailarinas dançando, mas quando olhei novamente uma nova hipótese surgiu de um casal dançando apaixonado, com suavidade e leveza, transmitindo uma paz aos seus expectadores. Já no vídeo dois imaginei a sacola representando um pessoa que tentava superar um obstáculo, que seria representado pelo muro, e que sozinha seria difícil conseguir atravessar o muro. No you tube li outra interpretação sobre o vídeo 2:
"Foi um daqueles dias, quando é um minuto longe de nevar, e há essa eletricidade no ar. Você quase pode ouvi-lo, certo? E este saco estava apenas dançando comigo, como uma criança me implorando para jogar com que, durante quinze minutos.
Esse é o dia em que eu percebi que não havia toda esta vida por trás das coisas, e esta força incrivelmente benevolente, que queria que eu soubesse que não havia razão para ter medo, nunca. Vídeos uma desculpa pobre, eu sei, mas me ajuda a lembrar. Preciso lembrar.
Às vezes não é tanto ... beleza ... no mundo, eu sinto que não pode levá-lo, e meu coração é só ir a caverna. "
Contudo percebi, que diferentes pessoas podem ver a mesma imagem, mas interpreta-la de formas diferentes, ou seja, diferentes olhares, sentimentos e reflexões.
Realmente Janaína. Há diferenças entre o ver e o olhar. Saber isso impacta nossa ação na escola? Tens algum exemplo? Já parastes para pensar nisso? Fiquei curiosa para saber o que tu percebes. Se puder contar para nós será muito bom. Te aguardamos para as próximas postagens. Pode ser? Segue escrevendo que vou te acompanhar. Abraço, Betynha ;0)
ResponderExcluirO que percebo bastante na educação infantil, na hora do brinquedo, se olharmos atentamente a criança expressa algum tipo de conflito que está passando em casa, suas angústias, muitas coisas que acontecem em casa se refletem na brincadeira. Este ano, uma aluna da turma de jardim 1, 4 anos, começou a ficar muito quieta, não tinha vontade de brincar, observando a menina vi que algo estava errado, ela me relatou que o pai tinha batido na mãe. O professor que tem o olhar atento pode perceber mudanças de comportamento, dificuldades de aprendizagens, na fala, visão e ajudar este aluno.
ResponderExcluirOi Janaina.
ExcluirImportante esse olhar diferenciado do professor para com seu aluno, com certeza no caso dessa menina seu olhar atento possibilitou verificar o que estava errado e proporcionar a mesma uma atenção diferenciada. Parabéns!